Saiba onde receber o Abono Salarial

Existem alguns benefícios para o trabalhador no Brasil que, às vezes, por desconhecimento, acabam passando despercebidos. Entre eles está o abono salarial, que muitas pessoas provavelmente já ouviram falar. Entretanto, muita gente ainda acaba perdendo a oportunidade de retirar sua quantia anual por não saber que tem direito ao benefício.


Entendendo o abono salarial

O abono salarial é pago anualmente e seu valor é o de um salário mínimo vigente. Para ter direito ao abono, é necessário que o trabalhador esteja inscrito no programa PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e tenha recebido até dois salários mínimos como média salarial (no valor bruto do salário). Mesmo desempregado no ano atual, o trabalhador terá direito ao abono se tiver trabalhado, comprovadamente, por pelo menos 30 dias no ano anterior.
Vale lembrar que menores aprendizes, autônomos e outros trabalhadores sem vínculo empregatício não tem direito ao abono.

Prazos e locais

Onde receber o Abono Salarial
Onde receber o Abono Salarial – Agencia Caixa Economica Federal

O abono é pago em etapas, de acordo com a data de nascimento do trabalhador, no ano vigente. Geralmente, esse período tem início no segundo semestre do ano atual, estendendo-se ao primeiro semestre do ano seguinte. Para facilitar o pagamento, é lançado um calendário indicando a data exata de recebimento e o prazo final. Este calendário é divulgado nas agências da Caixa e também pela Internet. É muito importante ficar atento a estas datas, já que o benefício não poderá ser recebido fora do período especificado. (Veja o calendário clicando aqui)

Consulta e recebimento do abono salarial

Receber o abono salarial é mais simples do que se imagina. No período estipulado no calendário, se o trabalhador tiver conta individual na Caixa Econômica Federal com movimentação, poderá receber o crédito em sua conta.
Também é possível receber em terminais eletrônicos de auto-atendimento e Loterias (rede autorizada pela Caixa), utilizando o Cartão do Cidadão e a senha pessoal, cadastrada pelo trabalhador. Este cartão também possibilita a consulta do abono via Internet, através de uma senha eletrônica. Portanto, é possível saber de antemão a quantia e se o benefício já está disponível para recebimento.

Para os trabalhadores de empresas que tenham o convênio Caixa PIS-Empresa, o abono pode ser recebido em sua própria folha de pagamento.
Já o trabalhador que não tem vínculo com o banco nem o Cartão do Cidadão, deve comparecer diretamente numa das agências da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação oficial e com foto.

Caso tenha ficado alguma dúvida de quem tem direito a receber o Abono Salarial e aonde receber, deixe um comentário que iremos esclarecer sua dúvida assim que possível.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *