Consultar CPF online grátis: Ver se nome está sujo

Se há uma situação desagradável e que tem incomodado muitos brasileiros é o fato de estar com o nome sujo por conta de dívidas. Se você está com o nome sujo não tem jeito, tem a opção de pagar as dívidas ou fazer um acordo junto a empresa que inseriu seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC Serasa e SCPC, ou esperar a dívida “perder a validade” ou caducar como muitos dizem, antes de qualquer coisa consultar CPF online grátis é um ótimo ponto de partida.


Caso você opte por esperar o prazo da dívida até ela ser “perdoada” digamos assim, você terá que esperar durante 5 anos como o nome sujo, mas não é só isso, outros contratempos podem continuar perturbando você caso opte por não pagar e esperar caducar, visto que esse período ficará marcado em seu histórico, também conhecido como SCORE.

Consultar CPF online grátis para saber se o seu nome está sujo é um processo bastante simples, mas muitas pessoas cometem alguns erros comuns e por isso resolvemos explicar melhor no decorrer deste artigo onde vamos fazer um passo a passo e mostrar a forma de consultar o seu CPF nos principais órgãos de proteção ao crédito do mercado atual.

Consultar CPF online grátis
Consultar CPF online grátis
Concorrência no mercado de proteção ao crédito

O mercado atual de órgãos ou empresas de proteção ao crédito funciona como qualquer outro, ou seja, existe também concorrência entre eles, não é um monopólio onde só uma empresa manda e desmanda como muitos pensam, portanto é importante deixarmos bem claro por exemplo que o site ou banco de dados da Boa Vista vai apresentar apenas se seu nome está sujo no SCPC, um dos órgãos de proteção ao crédito que existem.

Cada empresa tem seu banco de dados e alimenta ele de forma independente

Assim como para verificar se o CPF está restrito com o SPC ou Serasa, você deverá consultar cpf online grátis no site da Serasa Experian, porém normalmente você não precisa consultar em todos os órgãos de proteção ao crédito, é fácil saber se está com o nome sujo com apenas uma consulta online.

Se for fazer uma compra e for barrado por conta de estar inadimplente (nome sujo), a loja costuma avisar o cliente onde seu nome está negativado. Ou mesmo a empresa que colocou seu nome para a lista de maus pagadores deve enviar uma carta avisando que seu nome está sujo e onde, até mesmo informando os valores devidos.

Veja como consultar CPF grátis na Receita Federal

Como consultar CPF grátis pelo Serasa

Para consultar o CPF grátis no Serasa você também poderá fazer isso online acessando o site Serasa Consumidor. Para realizar a consulta online do CPF, o consumidor deve fazer um cadastro no site e validar suas informações por e-mail, como qualquer outro cadastro.

Envio de carta

Outra opção para consultar cpf no SERASA é enviando uma carta explicando com detalhes o que pretende saber sobre seu Cadastro de Pessoa Física. Informe seu RG e CPF e assine a carta. Precisará garantir que realmente assinou, sendo assim, leve a carta até um cartório e anexe a cópia do seu RG ou CPF. Envie a carta para o posto de atendimento mais próximo da sua residência.

Você pode conferir os endereços no site oficial da empresa.

Consultar CPF grátis no SCPC (Boa Vista)

Para consultar o CPF no SCPC você deve acessar o site Consumidor Positivo Boa Vista, deverá seguir algumas etapas de cadastro e validação de informações por e-mail, como qualquer outro cadastro na internet, e prosseguir para consultar se o seu nome está sujo. Outra opção é criar um cadastro de consumidor positivo, onde serão registradas informações de pagamentos também e não apenas de dívidas.

Consumidor positivo

O cadastro positivo do consumidor tende a ser uma boa opção caso você passe a pagar em dia as contas, pois as informações de pagamentos feitos em dia ajudam o consumidor a obter crédito mais facilmente junto às instituições financeiras e aumentar o seu SCORE junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Como consultar CPF pelo SPC

Essa consulta não é grátis. Para consultar junto ao banco de dados deste órgão de proteção ao crédito você provavelmente terá custos, a não ser que alguma loja ou banco faça isso para você sem custo (geralmente no meio de algum processo creditício e análise de risco).

Você também pode ir em um posto de atendimento do SPC mais próximos da sua localidade, o site oficial mostra qual o endereço mais próximo.

Veja quais os principais problemas de estar com o nome sujo por muito tempo

Entenda que deixar sua dívida “desaparecer sozinha” com o passar do tempo pode não ser uma boa opção, até por ter que esperar longos cinco anos, mas é importante salientar que a empresa que você ficou devendo não deixará de cobrar essa dívida de você.

O que poderá fazer é usar esse período de cobranças para negociar a dívida, pois muitas vezes a empresa vende sua dívida para outra empresa que passa a tentar fazer a cobrança, é a oportunidade de barganhar um bom desconto para quitar sua pendência e limpar seu nome na praça.

Deixar o tempo passar…

Definitivamente esperar a divida caducar será prejudicial para sua vida financeira, quanto mais tempo você ficar com o nome sujo pior fica a situação pois as empresas analisam seus histórico de pagamento de dívidas antes de conceder algum empréstimo, financiamento de carro ou qualquer outro serviço financeiro, a sua pontuação junto aos órgãos de proteção só tende a piorar com o passar do tempo.

Análise de histórico em seu CPF

Geralmente, as empresas analisam se você está com o nome sujo antes de solicitar um empréstimo, e até mesmo se não tiver com nome sujo, os bancos tendem analisar seu histórico de pagamento de dívidas dos últimos cinco anos (SCORE), e se você foi um mau pagador, a chance da instituição negar o empréstimo a você será bem maior, o que vai prejudicar seus negócios, por isso vale a pena tentam deixar tudo em dia, por mais difícil que seja.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *