Consultar CPF Receita Federal grátis

Confira como consultar CPF na Receita Federal grátis, descubra qual a situação cadastral do seu CPF. Consulta mostra a situação cadastral do contribuinte junto a RF.


A consulta de CPF pela internet facilita muito a nossa vida. Veja como está a situação cadastral do seu CPF na Receita Federal. O CPF – Cadastro de Pessoa Física é um documento que nos identifica junto a Receita Federal do Brasil e é usado para vários fins, sempre onde precise de identificação legal perante a autoridades.

Como consultar o CPF?

Consultar CPF Receita Federal grátis é realizado diretamente no site da Receita Federal e traz como resposta a situação cadastral de cada contribuinte. Vale salientar que não vai ser possível ver informações sobre pendencias financeiras, nem ver se o nome está sujo, apenas poderá comprovar a inscrição e a situação cadastral no CPF junto a Receita Federal.

Confira o resultado da consulta de CPF:

Consultar CPF Receita Federal grátis

Nome do contribuinte;

Situação cadastral; Regular ou Irregular, se você não entregou a declaração de imposto de renda ou a declaração de isento, seu CPF poderá constar como irregular ou inativo.
Data e hora da consulta;

Data nascimento;

Data de inscrição e verificador;

QR code de controle do comprovante;

Destacando sempre que essa consulta de CPF do site da Receita não é para consulta de restrição de crédito, ver se o nome está sujo na praça, se tem alguma dívida, pois serve apenas para verificar se o CPF está ativo ou inativo.

Acesse o link para realizar a consulta de CPF pela internet:

https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

Meu CPF não está regular. O que fazer?

Caso você encontre alguma irregularidade no resultado da consulta de CPF, dirija-se até uma agência da Receita Federal para descobrir quais os motivos da irregularidade.

Isso é importante assim como os procedimentos legais para a regularização do mesmo. Além disso, estamos deixando aqui o link de onde encontrar agência da Receita Federal mais próxima de você.

Você pode tentar a regulamentação do CPF seguindo alguns passos, confira:

O que fazer quando a situação do CPF for “Pendente de regularização”?

Uma das causas para que isso aconteça é deixar de fazer e entregar a declaração do imposto de renda dos anos anteriores.

Sendo assim, se for mesmo o problema com IR, é necessário a fazer a declaração que está faltando e assim regularizar a situação do CPF.

O que fazer quando a situação do CPF for “Suspensa”?

Acesse o Pedido de Regularização de CPF no site da RF através do link:

https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/regularizar/Default.asp

Preencha o formulário com os dados solicitados: Número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e número do título de eleitor e envie a solicitação.

Você poderá procurar uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa para fazer a regularização. Além disso, para realizar este serviço, provavelmente as agencias irão cobrar um valor, que não é muito alto.

Esta consulta vale para restrições de crédito?

Conforme já salientamos anteriormente, sobretudo essa consulta não retorna dados de restrições nos bancos de dados, apenas junto a Receita Federal sem ligação alguma com os serviços de proteção ao crédito como SPC e SCPC, entre outros.

Problemas que você vai enfrentar caso o CPF esteja em situação irregular?

Se o seu CPF esteja em situação irregular, mais importante que você esteja preparado para uma bateria de complicações e transtornos.

Se você estiver planejando uma viagem ao exterior, por exemplo, e a situação do seu documento for irregular, não vai poder viajar.

A Polícia Federal não emite e nem renova passaportes de pessoas que possuam CPF com situação irregular.

Além disso, você pode sofrer com o bloqueio de contas e cartões. Bancos e administradoras de cartões podem realizar bloqueios caso a situação do seu CPF seja irregular. Bancos também podem negar a abertura de contas para pessoas com CPF irregular.

Conforme falamos, além disso você não irá conseguir abrir crediários em lojas e estabelecimentos comerciais, pois estes costumam não aceitar pedidos de crediário de pessoas que possuem CPF em situação irregular, entretanto essa consulta é de igualmente importância, afinal precisamos manter em dia nossos documentos. 

2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *