Consultar PIS e sacar o Abono Salarial

Como consultar PIS e sacar o Abono Salarial PIS PASEP

Abono salarial é um beneficio muito aguardado por milhões de trabalhadores brasileiros, como já falamos aqui no site o Abono Salarial ou PIS nada mais é que um salário extra que é cedido pelo governo federal todos os anos, para saber se você tem direito deverá Consultar PIS.


O que significaPIS? O PIS é a sigla do “Programa de Integração Social” ele foi criado nos anos de 1970 com intenção de melhorar a distribuição de renda entre os brasileiros.

Para receber o PIS o cidadão trabalhador brasileiro precisa ter o seu cadastro no PIS PASEP no máximo até o ano de 2009, também é necessário ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira de trabalho assinada no ano anterior. Apenas trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais tem o direito a Sacar o PIS.

A empresa que você trabalhou nos anos anteriores também tem a responsabilidade de informar corretamente essas informações para o Ministério do trabalho e emprego, caso contrário o trabalhador poderá não ter direito a receber o PIS.

Muitas pessoas acabam perdendo o beneficio do PIS por erros na RAIS ou até mesmo por atrasos da empresa que você trabalha ou trabalhou do formulário da RAIS, para isso é muito importante realizar uma consulta a RAIS Trabalhador.

Consultar PIS no site oficial

Acesse a página do site oficial RAIS insira o número do PIS ou PASEP e o código da imagem que aparece na tela, conforme a imagem abaixo:

Site RAIS - Consultar PIS
Site RAIS – Consultar PIS

O PIS este ano, assim como nos anos anteriores, será pago conforme calendário de pagamento pela data de nascimento do trabalhador. O calendário do PIS deste ano ainda não está disponível para todas as datas de recebimento no site da Receita Federal.

Veja também: Brasil registra maior número de inadimplentes na história

A forma mais utilizada para saber se o trabalhador tem direito a receber o abono salarial é através da internet ou via telefone. Por telefone a consulta é feita pelo (SAC), da caixa no telefone 0800 726 0207. O serviço funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 22h e aos sábados de 10h as 16h. para ser atendido é indispensável ter em mãos o número do seu PIS para fazer uma consulta, tanto pelo telefone como pela internet.

O abono salarial do PIS é pago pela Caixa e do PASEP pelo Banco do Brasil. O Trabalhador pode receber ou sacar o PIS de 3 formas:

Credito em conta
Se você possuir uma conta na Caixa tem a vantagem de receber o PIS no mês de julho, independente da data de nascimento e o melhor, direto na sua conta, sem ter que esperar em filas para sacar o dinheiro.

Crédito em folha de pagamento
Algumas empresas possuem convênio com a Caixa e realizam o pagamento direto na folha de pagamento entre os meses de julho e setembro.

Cartão Cidadão
Se você não possui conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada. O dinheiro pode ser sacado em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências do banco, para isso é preciso que você se dirija a um desses postos a partir da data correspondente ao seu pagamento do Abono Salarial PIS PASEP, para isso é necessário levar apenas um dos seguintes documentos:

Carteira de identidade;
Carteira de Habilitação (CNH), a mesma não pode estar vencida;
Identidade Militar;
Carteira de Identidade de Estrangeiros;
Passaporte emitido no Brasil ou no Exterior.

Agora que você já sabe se tem direito ao Abono Salarial do PIS fique ligada no calendário do mesmo para saber quando você poderá contar com esse salário extra.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *