Consulta Extrato de Pagamento INSS

Confira como você pode fazer uma Consulta Extrato de Pagamento INSS online de forma simples e segura.


Instituto Nacional do Seguro Social mais conhecido como INSS nada mais é do que o caixa da Previdência Social que é responsável por todos os pagamentos das aposentadorias e ainda outros tipos de benefícios existentes dos trabalhadores brasileiros com exceção dos vários tipos de servidores públicos nacionais.

Além do sistema de aposentadoria por tempo de contribuição, podemos dizer que a Previdência Social garante aposentadoria para os usuários como por exemplo: aposentadoria por invalidez, idade, pensões por morte, auxílio doença, acidente e doenças por acidentes de trabalho, reabilitação profissional, entre outros processos.

Sobre as Contribuições do INSS

A grande vantagem de realizar contribuições através do INSS é que, por exemplo, você pode garantir todo o recebimento dos benefícios mensais para aposentadoria. E ainda outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência deverá ter direito de receber o auxílio doença no caso do afastamento de serviços por motivos de saúde.

Toda a contribuição acontece tanto por parte do empregado como do empregador, mas para que se possa ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição, é importante se ter contribuído pelo menos por 35 anos para homens e 30 anos para as mulheres.

É possível ainda se aposentar antes de completar os números mínimos de contribuição, mas para isso existe um valor proporcional, por exemplo, as mulheres devem ter uma idade mínima de 48 anos e para os homens a exigência poderá ser de 30 anos de contribuição e uma idade mínima de 53 anos.

Leia também: Consultar CPF online grátis: Ver se nome está sujo

Reforma da Previdência

Sabemos que muitas coisas devem mudar com a possível aprovação da reforma da previdência, que deve acontecer nos próximos meses. A nova previdência, como o governo atual tem chamado, está tramitando no Congresso Nacional, no site oficial informado anteriormente você pode conferir cada detalhe desse processo.

Resumo de Etapas da nova previdência

Em resumo, o presidente entregou ao Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), depois a PEC 06/2019 foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em seguida a PEC foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados encarregada de analisar a proposta.

Por fim, atualmente o texto-base da PEC foi aprovado em 1º turno e está para chegar no último estágio que é ser aprovado em votação da PEC no 2º turno no Plenário do Senado.

Consulta Extrato INSS – Consulta Extrato de Pagamento INSS

Para que se possa verificar todo o extrato de pagamentos do INSS basta apenas acessar o site oficial da Previdência Social, e ainda preencher todos os dados de forma correta.

Consulta Extrato de Pagamento INSS
Consulta Extrato de Pagamento INSS

Você precisará gerar uma senha inicial para acessar o sistema, siga os passos:

a) pelo login do Meu INSS, no computador ou celular, após responder perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.

Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter pelo menos nove caracteres com pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número;

b) pelo internet banking dos bancos credenciados. Veja o passo a passo;

c) nas Agências da Previdência Social.

Para que se possa realizar a conclusão da consulta do extrato de pagamento do INSS basta seguir os passos indicados acima e concluir o processo.

Desta forma o usuário tem uma série de informações atualizadas todos os dias, e poderá verificar todos os dados precisos do INSS.

Se você quiser saber maiores informações e tirar dúvidas, também pode ligar para a Central através do telefone 135, atendimento de segunda a sábado das 7h às 22h.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *